Os trabalhos do Designer Marcel Wanders são expostos no Centre Pompidou em Paris

Coleção Contemporânea  – Cher(e)s Ami(e)s

Os trabalhos do Designer Marcel Wanders são expostos no Centre Pompidou em Paris

Exibição: Março de 2016 à Fevereiro de 2017

 

Entre Março de 2016 e Fevereiro de 2017 o Centro Georges Pompidou apresenta uma retrospectiva da obra do renomado designer Holandês Marcel Wanders. Para Marie-Ange Brayer, chefe de curadoria, o destaque da exibição está no tour virtual, cuja liberdade de interpreção individual sobre o trabalho apresentado deixa o visitante aberto às suas próprias conclusões sobre o tempo, espaço e interação, numa abordagem mais filosófica para o trabalho artístico proposto pelo designer.

Nesta exposição o centro Pompidou apresenta a união entre os processos de produção artesanal e o industrial encontrados principalmente nos anos 90, tendo o designer Marcel Wanders sido um dos primeiros a adotar a interação entre estes dois aspectos dos produtos. Um exemplo de objeto que é altamente técnico e ainda assim artesanal, feito à mão, é a poltrona Knotted Chair, ainda hoje uma das peças mais icônicas desenhadas por Marcel Wanders em 1996 para o coletivo Droog.

Também a linguagem do designer foi estudada, seu grande interesse por estilo e sua forma particular de perceber as texturas e incorporá-las às suas criações. Partindo de materiais macios que se tornam rígidos após processos de transformação do material, uma série de produtos foram desenvolvidos, tais como a Crochet Table, Container Table, Sponge Vase, e a luminária Valentine dentre outras peças produzidas para a Moooi, a marca a qual hoje Marcel é proprietário exclusivo.

Atualmente é preciso ir além da forma concebida dos produtos. Marcel Wanders é reconhecido por sua criatividade, mas também por sua técnica sua abordagem holística do design, o que engloba todos os aspectos desde o conceito até o marketing e a comercialização dos seus produtos.

A exibição fica no Centre Pompidou até 06/02/2017.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *